Páginas

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Escolhas e Oportunidades




A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.”
Charlie Chaplin
Parece clichê falar em oportunidades que a vida dá. Refletindo um pouco sobre o assunto fui pesquisar e o que mais encontrei foram textos, músicas, poemas, etc. que falavam em não desperdiçar as oportunidades, mas algumas em especial me marcaram a ponto de merecer espaço neste texto. São eles: A frase de Charlie Chaplin que abre esse post, as musicas “O que se leva da vida” e “Tudo passa” de Túlio Dek e  “Nada sei” de Kid Abelha.
Falar em oportunidade significa falar em escolha, isso me lembra que cresci ouvindo falar que a vida é feita de escolhas. Em todo lugar ha exemplos de escolhas e suas boas ou más consequências. Aproveitar as oportunidades depende de algumas escolhas. Depende de escolher viver a vida como ela é. De forma única e intensa. Isso significa esquecer que sua mãe diz pra não fazer nada do qual se arrependa depois e passar a não se arrepender de nada que já fez. Isso requer cabeça fria e muita paciência (nisso eu confesso que não sou nada bom), a final, nessa vida tudo passa e tudo tem dois lados, tudo tem o negativo e o positivo, cabe a cada um escolher qual deles faz merece maior destaque.
 Porque encobrir os erros do passado? Porque fingir que os erros não existem, se é muito mais humano ter erros e aprender com eles? Cada vez que o sol se põe ele nos dá uma nova oportunidade de reavaliar a vida e ver se está mesmo no caminho que queremos.
Todo dia vejo pessoas fazendo escolhas que se pudesse lhes diria pra não fazer. Mas não posso. Com dizem os Titãs (os do bem) “Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração”, então cabe a cada um fazer suas próprias escolhas e viver com ela. Eu quero viver com as minhas. Penso que isso faz do homem um ser mais completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário