A União da Juventude Socialista de São Paulo (UJS-SP), em parceria com o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, promoveu no sábado (24/7) o 1º Encontro de Comunicação sobre Mídia, Eleição e Juventude. Paulo Henrique Amorim, do blog Conversa Afiada, foi o convidado especial.
O tema central do encontro foi “Como vamos usar a internet para combater o PIG nas eleições?”. Paulo Henrique Amorim – que lembrou sua breve atuação na Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) – demarcou as diferenças entre liberdade de expressão e liberdade de imprensa. Para ele, é preciso ir para a tecnologia seguinte, ir para internet para multiplicar, dividir, permitir a liberdade de expressão.
Durante toda sua explanação, Paulo Henrique frisou que estava sendo realista. Ao falar sobre o comportamento do PiG (Partido da Imprensa Golpista) nas eleições 2010, afirmou que a imprensa está no centro da democracia. “Liberdade de expressão na internet é mais que liberdade de imprensa. Esse jogo da mídia nasce em um processo de privilégios, uma imprensa que se formou, em boa parte, na ditadura militar. A Globo ajudou os militares e os militares ajudaram a Globo."
Segundo o jornalista, as novas tecnologias são as ferramentas que devemos tomar de assalto para nos fortalecer na luta de ideias: "Abram as portas, criem mecanismos tecnológicos, como o Twitter, para divulgar seus blogues”. Para ele, o lado progressista da internet está ganhando a batalha hoje em dia. “Já conseguimos identificar os “colonistas” do PIG. Temos de desmascarar o PIG e seus porta-vozes, como Serra e FHC.”
Blogueiros progressistas
Para o jornalista Altamiro Borges, o Miro, a juventude se mostra como agente fundamental nessa batalha pela democratização dos meios de comunicação. “O principal hoje é Plano Nacional de Banda Larga”. Presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Miro convidou a militância da UJS para o 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, em 21 e 22 de agosto, no Sindicato dos Engenheiros de São Paulo.
Na parte da tarde, o debate sobre novas mídias contou com a participação do jornalista Luiz Carlos Azenha, do blog Viomundo, e Conceição de Oliveira, do twiteiar do @maria-fro. Ambos fizeram a discussão sobre blog e twitter acompanhado de oficinas. Ao final do encontro, a UJS-SP lançou peloTwitter a campanha #BandaLargaParaTodos.
O encontro contou com a participação de 105 jovens de 24 cidades paulista. A UJS encerrou reafirmando a responsabilidade dos jovens socialistas na luta contra o PIG nas eleições, em defesa da democratização dos meios de comunicação e, principalmente, em defesa da banda larga para todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário