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quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Monitores do Mais Educação dão show de criatividade em palestras

A equipe de monitores do Programa Mais Educação, do Governo Federal, que atua na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Macionília Maurício Bueno deu um show de criatividade nesta quarta-feira durante o 1º Ciclo de Palestras do Programa, que aconteceu no Centro de Capacitação Titanic.
Cerca de 100 alunos da escola que participam do Mais Educação focaram suas atenções em palestras educativas e divertidas, que abordaram temas como respeito aos limites, sexualidade e a realidade do mundo moderno.
A primeira hora foi dedicada ao tema “Respeitando Limites”, que foi abordado pelo policial militar Carlos Maximiliano. Com a destreza de um educador, o policial foi aplaudido pelos alunos por abordar um tema complexo e, de certa forma, longe da realidade de muitos jovens, de forma prazerosa e lúdica. Ouvidos atentos às palavras de Maximiliano, os adolescentes, com idade entre 13 e 15 anos, não paravam de comentar as citações do policial.
Mas o ponto máximo do evento foi a palestra do francês Felipe Henry, monitor do Programa Mais Educação, mestre em Psicologia pela Universidade de Sorbonne, na França e doutorando na Universidade de Québec, Canadá. Henry abordou de forma bem divertida e educativa a sexualidade que começa a aflorar nos jovens e o perigo das doenças sexualmente transmissíveis (DST), quando o sexo é feito sem responsabilidade e segurança.
Depois da palestra do francês foi a vez da professora e mestranda em Ciências da Educação na Faculdade de Lisboa, Glicia Marly Fornazier, mostrar aos jovens alunos a vida como ela se apresenta em nossa realidade e as consequências de nossas ações. Interativa e dinâmica, a abordagem da professora também marcou a cabecinha dos alunos.
Participando do Programa Mais Educação e ouvinte atenta das palestras, a estudante Beatriz Coelho, de 13 anos, disse que saiu modificada com o que aprendeu. “Vi que a sexualidade, por exemplo, não é algo superficial. É complexo e temos que ficar atentos, nos prevenir, para vivermos uma vida saudável. Quero passar o que aprendi para os meus amigos que não vieram. É muito importante”, comentou.
Euller Lozório, 12 anos, também saiu das palestras com o espírito de agente multiplicador. “Vou conversar com todos os meus amigos sobre o que vivenciei aqui. Aprendi muito e queria que todos tivessem essa oportunidade”, falou.
Para o coordenador do Programa Mais Educação na Umef Macionília Maurício Bueno, Sylvio Máximo, as atividades desenvolvidas pelo programa, a exemplo das palestras desta quarta-feira, ajudaram a escola – que apresentava o menor IDEB da rede municipal de Vila Velha em 2009 – a subir quatro posições em menos de um ano.
“Nossa intenção é ampliar o limite dos alunos dentro e fora dos muros da escola e despertar neles uma nova realidade. Nossa meta é agregar valores a quem já vive uma realidade tão dura”, avalia Máximo.
Já a diretora da escola, Maria da Penha Lacerda, ficou surpresa com os resultados do programa e diz que hoje a unidade vive uma outra realidade. Ela acredita que o Mais Educação, aliado a presença da escola e da família, pode resgatar uma criança em situação de risco.
“Quando percebi que alunos em dificuldade começavam a ser resgatados com os resultados do programa, me encantei. Hoje mais de 90 crianças da escola participam e a vida deles mudou por completo. Precisamos agora que os pais também se engajem mais, para os resultados serem ainda melhores”, disse.
Na escola, os monitores do programa ministram oficinas pedagógicas, esportivas e culturais, totalizando nove oficinas que são cursadas fora do horário das aulas regulares. Atualmente, o Programa Mais Educação está presente em 21 escolas da rede municipal de Vila Velha, mas a intenção é que esse número seja ampliado em 2011.
O programa aumenta a oferta educativa por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

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