Páginas

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Re: make afolhadajuventude.blogspot.com friendly for mobile first indexing

Hi afolhadajuventude.blogspot.com,

How are you doing today?

To start with this is Steven Mark, A Digital Marketing Expert, while searching for a website like yours, I came across afolhadajuventude.blogspot.com. Browsing between your pages prompted me that the design of web pages can be enhanced to hold visitors and convert them into sales. I hope you would agree, if you have a website, you need to make money out of it. And let me assure you we can help you out for sure, that too at a minimal cost.

Following are the areas where afolhadajuventude.blogspot.com needs work:

  • Search Engine Friendly Professional look and feel.
  • Google has made mobile first indexing mandatory recently. This greatly affects Search Visitors coming from Smart phone. So, performance on Mobile Devices or Responsiveness of afolhadajuventude.blogspot.com to different screen size.
  • Call to Action Elements.
  • Page Speed of afolhadajuventude.blogspot.com can be improved by Browser Caching and other Latest Technologies.
  • Cross-Browser Compatibility.
  • Conversion of Dynamic URLs into Static.
  • Improved SILO structure for afolhadajuventude.blogspot.com to help better distribution of Link Juice throughout the website.
  • There are a lot more than just what I mentioned above to improve afolhadajuventude.blogspot.com's Visitor Experience. I guarantee 100% satisfaction, as we not only deal in design but Digital Marketing, which is good for afolhadajuventude.blogspot.com's online presence.
Makes Sense!!! Drop us an email with your queries, we will answer your questions.

Have a Great Day.

Thanks & Regards,

Steven Mark | (Digital Marketing Expert)

------------------------------------------------------------------------------------------------------
Disclaimer:-If Interested we will send more details on our "corporate identity", "company profile", "why you should choose us?", "Price list",  etc. in our next email. If Not, You can simply reply with "remove" and we will delete your email from our list."The CAN-SPAM Act of 2003".
------------------------------------------------------------------------------------------------------    
beacon

sábado, 16 de fevereiro de 2019

Solicitação financeira do PayPal cancelada

Caro(a) gemeo_ma.1307@blogger.com ,

Deseja ter seu serviço sendo divulgado para qualquer lugar do Brasil ou do Mundo,24 horas por dia,7 dias por semana?Entre em contato conosco através do Whatsapp :(84)99471-3120 ou pelo site: 👉👉👉ⱳⱳⱳ.marketingdivulgacao24horas.blogspot.com.br👈👈👈 (tomaslimacarvalho4@cliptik.net) cancelou a seguinte solicitação de dinheiro:

----------------------------------------------------------------------
Detalhes da solicitação financeira
----------------------------------------------------------------------

Valor:$0,06 CAD

Data: 2018/12/14

Atentamente,

PayPal

PROTEJA A SUA PALAVRA-PASSE

NUNCA partilhe a sua palavra-passe com terceiros, nem mesmo com funcionários do PayPal. Proteja-se contra sites fraudulentos abrindo uma nova janela no seu browser (por exemplo, Internet Explorer ou Firefox) e digitando www.paypal.com sempre que quiser iniciar a sessão na sua conta PayPal.

Copyright © 1999-2019 PayPal. Todos os direitos reservados. PayPal (Europe) S.à r.l. et Cie, S.C.A. Société en Commandite par Actions Sede oficial: 22-24 Boulevard Royal, L-2449 Luxembourg RCS Luxembourg B 118 349

PayPal PPX000862:N/A:57f21c68bf97f

terça-feira, 16 de junho de 2015

Depois de algum tempo...

Esse texto aparece na web creditado a uma série de autores diferentes. A mim não importa muit quem o escreveu, mas o quanto tocam essas palavras:
"Depois de algum tempo, você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.
E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la, por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.
Descobre que se levam anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.
Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos. Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto. Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.
Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências. Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.
Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama, contudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo. Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.
Portanto... plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!"

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

O que você está fazendo?!

Ganhar ou perder talvez sejam conceitos subjetivos daquilo que realmente importa nesta efemeridade que denominamos vida. No meu dia-a-dia não costumo teorizar muito as coisas, tenho por hábito o pragmatismo das urgências q me envolvem, mas neste espaço posso desabafar pra mim mesmo.
Esses últimos dias para mim foram de imensas vitórias, e a primeira dela foi compreender que quando as coisas não saírem da maneira planejada não é motivo suficiente para desistir, nem tão pouco fraquejar. Mas aprendi também que esta aceitação nos traz um novo patamar de responsabilidades.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Será?!

"Se eu soubesse antes o que sei agora erraria todo exatamente igual"
Às vezes me pego pensando em quanto tempo já perdi nesta vida tentando coisas que talvez dêem certo. Algumas realmente funcionaram, outras não! O frio na barriga me indica que nem eu mesmo sei se valera ou não a pena. Meu quarto ainda continua bagunçado, mas cheio de fotos e invenções daquilo q eu acho q pode ser bonito, e pelo pra mim realmente é.
Não sobre o que estou escrevendo, mas acho que é sobre eu mesmo, sobre quem sou, quem serei e até sobre quem poderia ser. Não consigo me imaginar daqui há 10 anos, na verdade é difícil me enxergar daqui há 2 anos, só sei que preciso me encontrar em algo. Já busquei em vários 'alguéns' mas já tô começando a achar que eu talvez esteja contido em mim mesmo!

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Renovar a Esperança #UJS30ANOS

Meu quarto não fica mais arrumado, mesmo na primavera meus dias estão cada vez mais curtos, minhas carteiras de cigarro parecem cada vez mais vazias. Mas tudo isso tem uma explicação.
Há 6 anos atrás eu tomei uma das decisões que mais me orgulham: Me filiei à União da Juventude Socialista. Hoje meus dias são testemunhas de novas experiências, tudo o que minha mãe me ensinou sobre a vida, embora esta não tenha me tudo o que sei, cabe em algum discurso que não é vazio, mas que certamente vai convencer a alguém.
Hoje, 22 de setembro de 2014, esta gloriosa entidade celebra 30 anos de existência. Escrevo hoje com a certeza de que minha História é a História de milhares e milhares que Brasil a fora dedicaram-se tanto ou mais que eu por este mesmo projeto. Uma linha tênue separando sonho e realidade, a certeza de que todos os esforços constroem uma nova esperança, e está esperança se renova a cada vitória. Vivendo a 1000 km de casa aprendi a amar novas pessoas e construir um novo conceito de família. Confesso que por vezes já pensei em desistir, mas assim como não consigo idealizar qual será meu futuro na militância, também não consigo imaginar o que seria da minha vida sem toda esta falta de rotina.
Quero saudar todos que têm um sonho, todos que acreditaram que este Brasil um dia poderia ser melhor. Chegamos aos 30 anos  tendo aprovado um PNE que garante o investimento de 10% do PIB em educação, tendo eleito pra presidente um operário que mudou pra melhor este país, e tendo eleito a primeira mulher presidenta da república. Nossa história é a história da transformação deste Brasil. Nosso sonho é construir o socialismo com a nossa cara!

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Estudo, Abstração, Descompromisso e outras drogas

Vitória da Conquista, 12 de setembro de 2014. Mais uma sexta-feira. Mais uma madrugada.
Dizem que uma conquista nunca é subjetiva, mas hoje eu pude refletir sobre tudo isso. Não é de hoje que tento discorrer a cerca da efemeridade da vida. Sempre soube que extremos não são saudáveis, e por isso sempre preferi a certeza da ponderança. E esta por sua vez sempre foi minha única certeza, mas parece que esta semana, que se iniciou naquela reunião de domingo de manhã, veio determinada a mudar mais uma certeza. Já na segunda pude observar o "descompromisso" de quem se põe a definir o belo. Hoje, sexta-feira, me deparei com o "comprometimento" científico de quem estuda o sentir. Apesar do meu exercício constante de avaliar cada ato para extrair dele o melhor, não consigo chegar ao grau de abstração da realidade que permite tais reflexões, mas ainda me pergunto se não sou eu o abstraído que passa por uma vida inteira sem refletir os padrões que determinam meu viver.
Pensar o que é belo em sua essência é repensar o que vemos e como vemos. Estudar o Sentir é conhecer algumas das causas emocionais que nos movem. Nesse mesmo sentido, me lembro do dia em que cheguei a Vitória da Conquista: aquelas ladeiras de pedra pareciam lindas recordações da História de um lugar, até eu ter que subir o mesmo caminho todos os dias; Aquele clima de festa nas ruas parecia dia de aniversário, como se todo dia fosse merecedor de comemoração, até meu vizinho resolver festejar no sábado logo cedo. A primeira vez que fui a UESB não foi diferente, me senti num mundo novo, me perdi dentro da universidade, mas um dia tudo se tornou normal.

"e da bruma fez-se a espuma".

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Na falta de algo melhor inventei a minha liberdade

"Se eu soubesse antes o que sei agora, erraria tudo exatamente igual"

Seja na música, no teatro, no cinema, ou em qualquer outra forma de expressão artística, um desejo é comum a todos os homens: Controlar o tempo!
Estamos em setembro de 2014, mais um ano corre para o seu fim. Dentro de poucos dias iniciam-se aquelas mesmas mensagens de paz e prosperidade que todos os anos invadem as redes sociais. Redes que por sinal, até ontem (ou até o dia que pareceu ser ontem) influenciavam em muito pouco ou quase nada nossas vidas.
O meu desafio é me desafiar a fazer cada vez mais. Cada militante uma tarefa, cada tarefa uma conquista, cada conquista uma nova formulação, e a cada formulação um novo desafio. Desafio este que será dado a uma nova figura que tratará de reiniciar o ciclo. Assim, a política segue e a vida se multiplica e se oxigena. Sim! A vida! Se a vida de Luiz Gonzaga era "andar por este país", a minha é mudar este mesmo país, "Pra ver se um dia eu descansa feliz..."
De certo mesmo só sei que eu queria estar naquela eleição de 2010, e não em uma nova. Queria estar lá não pra fazer algo diferente, embora talvez até o fizesse inconscientemente, mas queria poder reviver um tempo que gostei de ter vivido. Um tempo que foge aos predicados porque foi em si só a expressão de uma alegria, que hoje ainda persistindo em existir se traveste de um desafio ainda mais intenso: perceber que mesmo sem fórmulas e sob uma nova roupagem a nossa vida sempre se repete em lugares e momentos diferentes de uma mesma vida, e são essas diferenças de tempo que nos fazem ver, sentir e agir de formas diferentes ou não.

"Se eu soubesse antes o que sei agora, iria embora antes do final"

domingo, 7 de setembro de 2014

Rascunho sem data

"Saudade é uma mistura de sentimentos, de falta, amor, perda e distância. Os dicionários definem assim: “1 - Lembrança grata de pessoa ausente ou de alguma coisa de que alguém se vê privado. 2 - Pesar, mágoa que essa privação causa. A palavra Saudade só é conhecida em galego e português. Talvez seja emblemático o fato de sermos a única língua oficial a ter a saudade no dicionário, nossa literatura e musica são cheias de expressões da saudade. A saudade nos faz ver o quanto cada pessoa ou momento pelo qual passamos pode ser especial e importante. O sentimento da saudade nos faz querer reviver situações passadas, com o objetivo único de aproveitar cada momento como se fosse único e dessa vez com o diferencial de saber que de fato são. O que me faz relembrar outros posts que já fiz onde falava da importância de viver a vida em cada um de seus momentos."
Quando se sente saudade, parece que tudo conspira pra se aumentar a dor. Os lugares e amigos em comum parecem se multiplicar. As freses de efeito, os filmes, músicas e até as fotos da internet... Tudo parece surgir como que numa sequencia orquestrada pelo destino.
Nesses dois dias em casa estive nas festas que costumávamos ir juntos. Reencontrei amigos que temos em comum e até e voltei a escrever no blog que construímos juntos. Não com objetivo de fazer inveja, mas repeti nesses dois dias toda a agenda que fazíamos nos finais de semana mais folgados. Uma festinha leve na sexta-feira, um sábado de preguiça com uma passeio no shopping e por fim começar o domingo na balada (ou no "Rock", como dizemos por aqui) e depois aproveitar o silencio d manhã pra ler e escrever sobre sentimentos. O engraçado é que a mesma agenda não teve a mesma graça. Me faltou alguém com quem comentar as opiniões, fazer piadas e até mesmo alguém com quem me preocupar. Como se metade de mim não estivesse aqui. E realmente não está.

Revisitar

Achei essa animação que eu fiz em 2007 com desenhos feitos no Paint para um trabalho de escola

Eu quero...

Pouco a pouco algumas coisas se tornam mais claras. Hoje, mesmo com algum esforço, consigo identificar quem e o que não acrescenta nada em minha vida, e pouco a pouco vou deixando no caminho. Não é que eu queria apenas aqueles que "me servem" de alguma forma, mas é que de tanto ouvir e ler no facebook aprendi que, assim como o café, amor só serve se for quente, e não adianta requentar.
Hoje já vejo com outros olhos coisas que num passado muito próximo eram minhas prioridades, e reorganizar prioridades pressupõe fazer escolhas. Algumas duras, mas como diria Che: "Hay que endurecer, pero sin perder la ternura". E por falar nele, ainda quero conhecer a América Latina, mas também quero voltar a estudar espanhol, tocar violino, aprender a tocar violão, cozinhar, cantar no chuveiro. Quero acordar cedo num dia frio, fazer um café e respirar fundo toda a fumaça da xícara, quero estourar plástico bolha, fotografar, revelar novas fotos, escrever, amar. Eu quero!

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

ANA PRESTES: O que junho (2013) prescreveu para setembro (2014)?

Reproduzo aqui o texto que recebi por e-mail e que, a julgar pelo conteúdo e forma de identificar o autor, acredito estar disponível no Portal Vermelho: http://www.vermelho.org.br
_________________________

O que junho (2013) prescreveu para setembro (2014)?

Por Ana Prestes

Pegue um monte de jovens inteligentes, conectados e bem intencionados moradores dos grandes centros urbanos do Brasil.

Use a grande mídia para ressoar suas justas reivindicações por melhoria da qualidade de vida - especialmente nas grandes cidades - direitos básicos e ampliação do acesso a bens de consumo.
              

Incentive a profusão de propostas sem ordenamento ou método de exposição, fazendo com que todas pareçam ser igualmente importantes e passíveis de serem ajustadas ao sabor dos ventos. O importante é propor, sem medir consequências.

Refresque na memória da garotada, e dos já não tão jovens, o mantra anti-política e anti-partido entoado em seus ouvidos, desde o berço, no calor da queda do muro de Berlim e ao longo da neoliberal década de 90.

Desperte o que ainda há de mais conservador nas salas de estar da família brasileira e prometa sua redenção com a extinção dos vermelhos ateus que estão ocupando o governo central.

Acene aos jovens com neologismos políticos: "democracia de alta intensidade", "Estado mobilizador" e "incidência da sociedade civil" como componentes de um programa mudancista de poder.

Escolha para representar este programa alguém que "não tenha partido", "não queira ser candidato(a)", "não obedeça hierarquia", "não tenha programa fechado", proponha "governar com todos" e abomine os métodos leninistas de organização política e tudo que remeta à "velha política". Afinal, a "nova política" é horizontalista...

Faça-os acreditar que a "nova política" é financiada por muitos que contribuem com pouco e não por poucos que contribuem com muito. E se há os que contribuem com muito é porque são empresas ungidas por serem vocacionadas para o "social" e o "desenvolvimento sustentável", quase filantrópicas...

Transmita tudo ao vivo e espetacularmente pelos grandes meios de comunicação e você terá uma adesão "espontânea", massiva, comovida e quase embriagada por algum tempo...

***

Nota: como o tempo da política é próprio, não se sabe a durabilidade do engodo...

ANA PRESTES é militante do PCdoB


.

Pote de vidro

Eu  queria poder pegar todos os meus sorrisos e guardar num pote de vidro, como minha avó guardava a geléia de cajá ou o doce de banana que ela mesmo fazia. Assim eu teria sempre o que oferecer a quem chegasse, assim como minha mãe sempre fez questão de oferecer uma limonada gelada a quem trabalhava.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

O tempo não para

"Não me convidaram pra essa festa pobre que os homens armaram pra me convencer a pagar sem ver toda essa droga que já vem malhada antes de eu nascer"

Nesse período de eleição é comum aparecer um monte de revolucionário que garantem que vamos mudar o Brasil votando nulo, cabe então refletir não apenas sobre as opções que nos estão postas, mas também sobre como cada uma delas se construiu e se mantêm dentro do nosso sistema político.
Em 2012, na campanha de vereador ainda lá em Vila Velha, me lembro que antes mesmo da eleição a presidência da câmara de vereadores já estava em disputa. Esse ano aqui em Vitória da Conquista não é diferente, antes mesmo do início da corrida eleitoral, já tínhamos campanhas vitoriosas e campanhas derrotadas. Ainda em 2014, 2016 já está no tabuleiro, e já está pra definir o cenário. Longe de enaltecer aquele sentimento do "meus sonhos não cabem nas urnas", quero lembrar que é importante discutir e se atentar para os projetos políticos em disputa, muitos se repetem, muitos saem da cabeças de indivíduos que se acham os melhores. Neste cenário só me reforço da citação de uma amiga sobre o assunto: "Eu vejo um museu de grandes novidades"

Pois é...

Pois é! Eu voltei a escrever...
Pois é! Já são 16 meses de novidade. Eu voltei a usar Ana Carolina, Nx Zero, Fresno e outras drogas do mesmo tipo. Cada dia que se passa é uma surpresa, como se nada por aqui ficasse velho. A única certeza que tenho é que queria mesmo viver no mundo do Chaves.


quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Alucinação
Belchior

Eu não estou interessado em nenhuma teoria,
Em nenhuma fantasia, nem no algo mais
Nem em tinta pro meu rosto ou oba oba, ou melodia
Para acompanhar bocejos, sonhos matinais
Eu não estou interessado em nenhuma teoria,
Nem nessas coisas do oriente, romances astrais
A minha alucinação é suportar o dia-a-dia,
E meu delírio é a experiência com coisas reais
Um preto, um pobre, um estudante, uma mulher sozinha
Blue jeans e motocicletas, pessoas cinzas normais
Garotas dentro da noite, revólver: cheira cachorro
Os humilhados do parque com os seus jornais
Carneiros, mesa, trabalho, meu corpo que cai do oitavo andar
E a solidão das pessoas dessas capitais
A violência da noite, o movimento do tráfego
Um rapaz delicado e alegre que canta e requebra, é demais
Cravos, espinhas no rosto, Rock, Hot Dog, "play it cool, Baby"
Doze Jovens Coloridos, dois Policiais
Cumprindo o seu (maldito) duro dever e defendendo o seu amor e nossa vida
Cumprindo o seu (maldito) duro dever e defendendo o seu amor e nossa vida
Mas eu não estou interessado em nenhuma teoria, em nenhuma fantasia, nem no algo mais
Longe o profeta do terror que a laranja mecânica anuncia
Amar e mudar as coisas me interessa mais
Amar e mudar as coisas, amar e mudar as coisas me interessa mais
Um preto, um pobre, um estudante, uma mulher sozinha
Blue jeans e motocicletas, pessoas cinzas normais
Garotas dentro da noite, revólver: cheira cachorro
Os humilhados do parque com os seus jornais
Carneiros, mesa, trabalho, meu corpo que cai do oitavo andar
E a solidão das pessoas dessas capitais
A violência da noite, o movimento do tráfego
Um rapaz delicado e alegre que canta e requebra, é demais
Cravos, espinhas no rosto, Rock, Hot Dog, "play it cool, Baby"
Doze Jovens Coloridos, dois Policiais
Cumprindo o seu (maldito)duro dever e defendendo o seu amor e nossa vida
Cumprindo o seu (maldito)duro dever e defendendo o seu amor e nossa vida
Mas eu não estou interessado em nenhuma teoria,
Em nenhuma fantasia, nem no algo mais
Longe o profeta do terror que a laranja mecânica anuncia
Amar e mudar as coisas me interessa mais
Amar e mudar as coisas, amar e mudar as coisas me interessa mais




Sobre (quase) todas as coisas

Ontem eu descobri que existe sim vida após a vida. Descobri que todos têm segredos. Que a vida pode ser muito, mas muito surpreendente. Que amigos vão e vêm, mas quando menos se espera você pode encontrar em alguém que você nunca viu um grande amigo. Quem foi mesmo que disse que amizade não se cria do dia pra noite?!
Hoje, neste meu primeiro dia de vida de verdade já vi gente passando fome; já vi gente tendo que pedir ou procurar no lixo as coisas que alguém não quer mais; já vi a tv atacando quem é contra essa realidade; e vi tbm gente que ignora tudo o que vê. Digo que eu não sou assim. Quantas "vidas" eu viver terei em cada folha que cai um ensinamento para fazer todas as vidas mais vivas, e cada mundo mais livre.

domingo, 6 de julho de 2014

Retomada

Em tempos de copa do mundo no Brasil, uma série de discursos têm impregnado as redes sociais. Os mais comuns são aqueles q apresentam o país do caos, a copa das tragédias, como se tudo q estivesse "dando errado" nessa copa fosse culpa de Dilma e só acontecesse porque é no Brasil. Muito além das falas e do que é compreendido  existem discursos arraigados de forma a apresentar alguns preconceitos antigos. Um deles é  que todo o que vem de fora é melhor que as "pratas da casa". Outro tema recorrente é a separação latinoamericana imposta através da rivalidade do futebol. Fico pensando e quero refletir também sobre um tema que eu compreendo pouco, que são as características do futebol de cada país e como a internacionalização dos nossos craques tem nos colocado em nível de cada vez mais equivalente de disputa com os demais países. Mas também não vou me restringir somente ao futebol, quero expor aqui muitas de minhas formulações sobre a política que vivenciamos no dia-a-dia.
Se é verdade q escrever é hábito, quero através desta breve apresentação retomar meu velho hábito de escrever sobre tudo e ao mesmo tempo sobre cada coisa. Vamos pouco a pouco reconstruir este espaço

sexta-feira, 28 de março de 2014

Mais um ano

"nossas dúvidas são traidoras de nós mesmos"
Era uma vez um garoto que quis crescer. Cresceu! Depois de algum tempo longe das minhas reflexões, volto a desabafar algumas idiossincrasias tão minhas que às vezes chegam a me assustar.
"Louco! Esta noite te pedirão a sua alma. E tu, o que tens preparado, e para quem será?!" Ainda ontem me lembrava que há pouco tempo atrás ainda colecionava sonhos e esperanças de um mundo melhor. E não é que nos últimos dias eu tenha desistido deles, mas como eu disse numa carta recente ao grupo com quem eu tive o prazer de comemorar minha última e maior vitória: "a vida segue". E segue imponente, como uma locomotiva,  que ao invés de destruir as pedras em seu trilho, as transforma em poeira, para que o vento possa as carregar e dar-lhes um novo destino, uma nova função em todo esse sistema. A vida segue. É assim pra todo mundo. Ainda faltam muitas palavras nesse texto, mas o mais importante é enxergar em cada dia de chuva um momento de vida para alguma vida! (In)Felizmente nem toda vida pode ser resumida em uma frase como comecei este texto. Fosse assim, cada História não teria sua emoção própria.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Qual escola queremos?!

Alunas em aula especial de Geografia sobre Oceanos
Nos últimos meses tive a feliz oportunidade de conhecer escolas e regiões que antes só conhecia por fotos  ou relatos. Hoje eu sei com um pouco mais de propriedade o quanto é importante o debate sério e aprofundado acerca da reestruturação das escolas e da renovação dos currículos. Cheguei hoje cedo em Vitória e tive o prazer de visitar ainda pela manhã a escola onde eu fiz meu ensino fundamental e que hoje é indiscutivelmente uma nova escola. Acho que jamais vou esquecer meu primeiro dia naquela escola tão grande e de tantos alunos. Os anos de estudos ali me ensinaram a querer da escola muito mais do que a soma ou o "b+a=ba". Aprendi a conviver com amigos, professores, servidores; Aprendi a importância do posicionamento social e sobretudo a importância do esporte, da arte e da cultura no cotidiano escolar e na formação de indivíduos capazes de ir além do que se pede. Foi mesclando esporte,diversão e cultura aos conteúdos curriculares que esta escola me formou cidadão e é através da mesma fórmula que continua atuando e transformando o cotidiano de algumas cetenas de estudantes de sua região.

Diretora Maria José pinta muro da escola
em Mutirão de professores e alunos


Apesar dos inenarráveis avanços da educação brasileira ainda há muito o que evoluir, sobretudo no que se refere ao investimento direto de verbas públicas no ensino público; À flexibilização do currículo de ensino, permitindo assim uma maior abertura das escolas aos muitos conteúdos, informações e tecnologias que diuturnamente seduzem os estudantes a preterir a escola; E à constante intervenção das Secretarias de Educação nos ambientes escolares. É preciso pensar um novo modelo de escola que contemple o estudante em sua plenitude, enquanto ser pensante e "sentinte", capaz de construir o aprendizado baseado em seus esforços e experiencias. A escola que queremos é uma escola que receba o aluno com internet banda larga e de alta velocidade, sem burocracias quanto ao trato das experiencias cotidianas de seus alunos e professores, e sem falsos pudores quanto ao trato de assuntos delicados como o Bullyng, o racismo, o machismo e a homofobia, usando sabiamente cada um desses pontos como pilar para formação de indivíduos mais capacitados tanto para o mercado de trabalho, como para o convívio social e acadêmico. Esse modelo escola ainda está longe de ser alcançado já que depende antes de tudo de uma reformulação profunda e arrojada nos padrões de ensino e até mesmo nos padrões de sociedade. As milhares de vozes que se somaram nas ruas de junho pediam em meio às suas mais diversas bandeiras uma sociedade mais justa e com cada vez menos menos muros. Por uma sociedade sem catracas onde todos convivem em harmonia e em evolução constante. 
Escola realiza Homenagem ao Dia das Mães
A transformação da escola de hoje até a escola que queremos não se dará de um ano para o outro nem tão pouco de um dia para o outro, mas tal modelo de sociedade e de escola se principiam em atitudes simples como as "Manhãs Literárias" que esta escola já fazia no ano de 2003, ou como os campeonatos interclasse e a simples resistência ao padrão antigo e burocrático da concepção de Educação como via de mão única e restritiva à sala de aula. A nossa luta constante é por uma escola mais justa e democrática que, com a parceria sólida entre os corpos docente e discente, avance ao patamar de escola Humanamente Sustentável. Nesse sentido quero aproveitar este espaço para parabenizar a iniciativa da Professora Eliana Bravim e ao empenho de todo o corpo pedagógico da EEFM Catharina Chequer, bem como ao esforço e maturidade de seus alunos na construção do Grêmio Estudantil como espaço de interação e maturação de conhecimento, avançando pouco a pouco para o modelo de escola que queremos.
Dia do Hip-Hop


Muro decorado como parte do Projeto Grafite seu Esporte