Páginas

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Sugestão de Filme: Ensaio Sobre a Cegueira (Blindness - 2008)

Ensaio sobre a Cegueira (Blindness - 2008) é um filme produzido pelo Japão, Brasil e Canadá, dirigido por Fernando Meirelles e com roteiro baseado no livro do mesmo título publicado em 1995 pelo escritor português José Saramago, vencedor do Prémio Nobel.
O filme foi rodado em Toronto - Canadá, São Paulo e Osasco - Brasil e em Montevidéu - Uruguai. O roteiro apresenta uma possibilidade de colapso social e faz profundos questionamentos à moral, à ética e à organização da sociedade, apresentando se forma inesquecível a necessidade do homem de viver em grupo e o estinto de sobrevivencia da humanidade. Ao Assistir ao filme pode-se perceber que nenhum dos personagens tem nome, uma forma de apresentar que eles podem ser qualquer um de nós.


Sinópse
Numa cidade grande, o trânsito é subitamente atrapalhado quando um motorista de origem japonesa, não consegue dirigir e diz ter ficado cego. Ele é ajudado a chegar em casa por um homem, que acaba por roubar seu carro. No dia seguinte ele e a mulher vão consultar um oftalmologista, que não descobre nada de errado com os olhos do primeiro cego. Esse diz ainda que uma "luz branca" impede a sua visão. Pouco tempo depois, todas as pessoas que tiveram contato com o primeiro cego - sua esposa, o ladrão, o médico e os pacientes da sala de espera do consultório - também ficam cegas. O governo trata a doença como uma epidemia e imediatamente coloca de quarentena os doentes, em uma instalação vigiada o tempo todo por soldados armados. A mulher do oftalmologista é a única que não é afetada, mas finge estar com a doença para acompanhar o marido em seu confinamento.

Elenco
Julianne Moore - Mulher do médico
Mark Ruffalo - Médico
Danny Glover - Homem do Tapa-Olho Preto
Gael García Bernal - Rei da ala 3
Maury Chaykin - Contador
Alice Braga - Mulher dos óculos escuros
Don McKellar - Ladrão
Sandra Oh - Ministra da saúde
Yusuke Iseya - Primeiro homem cego
Yoshino Kimura - Mulher do primeiro homem cego
Mitchell Nye - Menino
Susan Coyne - Recepcionista
Martha Burns - Mulher com insônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário